quarta-feira, 14 de junho de 2017

Realizada reunião do Conselho Municipal de Assistência Social

Na tarde de segunda-feira, 11, aconteceu na sede do CRAS José Osvaldo Carneiro em Ichu, mais uma reunião do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Este Conselho se reúne todos os meses, com o objetivo de discutir, fiscalizar e/ou estabelecer normas referentes à política de Assistência Social.

Durante a reunião, a Presidente do CMAS - Conceição Cedraz, apresentou a seguinte pauta:
  • Propostas do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses do Governo Federal - SICONV 2017; O Siconv é uma ferramenta de captação de recursos para os Municípios e Entidades. Através do sistema é possível cadastrar propostas com a finalidade de gerar convênios e conseguir recursos para educação, saúde infraestrutura e muitos outros setores ligados diretamente a população.
  • Estruturação da Rede de Serviços de Proteção Social Básica: Aquisição de bens (equipamentos/materiais permanentes e/ou veículos);
  • Conferência Municipal de Assistência Social;
  • Discussão sobre o PPA 2018/2021.
Sobre a proposta do SICONV, os conselheiros tiveram conhecimento de que há no Portal de convênios, propostas para construção e/ou reforma de CRAS, bem como para aquisição de veículos, que no entanto, cabe o envio por parte da Secretaria de Assistência Social, de um modelo de projeto para participar da seleção para possível obtenção do que fora solicitado.

Os conselheiros presentes aprovaram por unanimidade a ideia, e o projeto será enviado brevemente ao Sistema de Convênios.
Sabendo que 2017 é ano de Conferência Municipal de Assistência Social, o CMAS  de Ichu já se mobiliza para a realização da mesma. Ainda sem data definida, mas com proposta para a primeira sema de agosto, foram pensadas alternativas para o bom andamento das atividades, bem como uma breve discussão sobre a temática a ser desenvolvida.

No tocante ao Plano Plurianual (PPA), que também deve ser realizado este ano, os Conselheiros ficaram a par da contribuição que podem dar para a criação do Plano, especialmente no âmbito da Secretaria Municipal de Assistência Social, uma vez que o PPA é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos e construir um  referencial de futuro. Metas para se pensar em conjunto.


Por: Emerson Pablo







Nenhum comentário:

Postar um comentário