terça-feira, 28 de maio de 2019

CRAS de Ichu promove palestra com Promotora da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Riachão do Jacuípe

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, José Osvaldo Carneiro, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e com o Conselho Tutelar, foi promovido na última terça-feira (21), mais uma ação da Campanha Faça Bonito, em alusão as atividades ao dia 18 de maio – Dia de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A ação que também fez referência à Lei Municipal, nº 005/2014, de 02 de maio de 2014, que instituiu a Semana Municipal da Primeira Infância no município de Ichu, foi conduzida pela Excelentíssima Dra. Verena Aguiar Silveira, Promotora da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Riachão do Jacuípe. Fizeram-se presentes representantes de comunidades, Conselhos municipais, Associações locais, Orientadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- SCFV, idosos e a comunidade em geral. 
Inicialmente Dra. Verena abordou as atribuições do Ministério Publico, quanto às violações de direitos, dando ênfase às medidas cabíveis quanto ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, ressaltando que a sociedade esteja em conjunto com as redes de proteção. 

Durante o seu discurso, a palestrante chamou atenção para os cuidados que todos precisam ter quanto às exposições das crianças e adolescentes, inclusive por meio das redes sociais. "Não é questão de invadir a privacidade da criança ou do adolescente, mas temos que supervisionar com quem elas conversam nas redes sociais, em especial no Whatsapp", alertou. 

Dra. Verena também ressaltou que a família tem papel fundamental neste processo de proteção, "é muito importante a família estar atentos aos sinais que as vítimas apresentam quando estão sendo abusadas. Pode haver isolamento, insônia, marcas físicas, consumo de álcool, enfim, qualquer sinal... o pai ou a mãe deve procurar o Conselho Tutelar", orientou a promotora. 
A Campanha Faça Bonito já vinha acontecendo há duas semanas, envolvendo profissionais do CRAS,  a exemplo das Técnicas de Referência (Assistente Social e Psicóloga), Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, Conselheiros Tutelares e demais funcionários que compõem a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizando em algumas escolas municipais e em todas as unidades do Serviço de Convivência, panfletagem e rodas de conversa. 

Dando continuidade as atividades, os Orientadores Sociais do SCFV, realizaram oficinas confeccionando o símbolo da Campanha e rodas de leitura com cartilhas distribuídas pelo Ministério Público, a fim de fortalecer, mobilizar, sensibilizar e informar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Por: Mylena Guimarães
Fotos: Emerson Pablo

Outras imagens:







Nenhum comentário:

Postar um comentário