sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Município de Ichu presente na XIII Conferência Estadual de Assistência Social


Durante os dias 29 e 30 de novembro e 1 de dezembro aconteceu a XIII Conferência Estadual de Assistência Social, com o tema- Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social, o evento foi realizado de forma virtual ( You Tube) e teve a participação dos 417 municípios baianos. 

O município de Ichu esteve presente através dos delegados Antônio Patrick Oliveira Carneiro e Maria Natalina Oliveira de Araújo, delegados estes, eleitos na 7° Conferencia Municipal, realizada em 18 de agosto de 2021.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social deu todo apoio durante o processo conferencial aos delegados. Os mesmos reuniram-se na sede do CRAS para juntos participarem deste momento de continuação da construção da Política Nacional de Assistência Social - PNAS.

Para Antônio Patrick, a Conferência Estadual foi bastante produtiva, com debates enriquecedores, mas salientou que elaborar e executar um evento deste porte tendo por desafio um contexto pandêmico, que impôs diversas restrições, acabou dificultando o andamento de alguns processos. Ainda disse que os entraves foram diversos, mas ao final todos ficaram com um saldo positivo.

“Foi interessante notar que diversas propostas semelhantes chegaram dos mais diversos municípios para serem discutidas nos cinco eixos da Conferência, o que demonstra um certo alinhamento no pensar às políticas Públicas da Assistência Social. Enquanto representação do município, busquei atuar em defesa da vida digna, com foco na ampliação de direitos, de serviços e benefícios. Tivemos uma preocupação grande na questão do cofinanciamento, visto que melhorar a alocação de recursos pode munir os municípios de maior capacidade de ofertar e garantir os direitos socioassistenciais. Também demos uma atenção especial ao fortalecimento do controle social, tão necessário para que fiscalização e a implantação das políticas ocorram sempre da maneira mais eficiente e transparente.” Completou.

Maria Natalina reforçou a importância da sociedade civil em Conferências de Assistência, nas discussões, elaboração de propostas de políticas públicas de acordo com a realidade de cada município, uma vez, visando a melhoria dos profissionais e a qualidade de vida dos usuários.

Vale lembrar que o município de Ichu marcará presença na XII Conferência Nacional de Assistência Social, que acontecerá entre os dias 15 e 18 de dezembro, tendo como representante o delgado Antônio Patrick. 


OUTRAS IMAGENS:




Por: Equipe de Comunicação - SEDESO


Nenhum comentário:

Postar um comentário