terça-feira, 29 de agosto de 2017

Realizada em Ichu, a 6ª Conferência Municipal de Assistência Social

Contando com um bom público presente aconteceu nesta segunda-feira (28) no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS em Ichu, a 6ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”.

Durante todo o dia foram discutidos quatro eixos com temas diferentes, e deliberadas várias propostas para três esferas de governo (Município, Estado e União), que serão encaminhadas para conferência estadual para que seja efetivada em prol das políticas públicas de Assistência Social.

Estiveram presentes no evento, o prefeito, Carlos Santiago, o vice Renato Adelino, a Secretária de Assistência Social Maria das Graças, a vereadora Celidalva Soares Oliveira, a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Maria Conceição Cedraz, secretários (as) municipais, representantes do CRAS, Conselho Tutelar, pessoas envolvidas com a política de assistência social, representantes da sociedade civil, Igrejas, usuários, governo, trabalhadores do SUAS, e representantes de entidades sociais da sede e da zona rural.
A Conferência Municipal de Assistência Social é um momento muito importante para as políticas da Assistência, um espaço amplo e democrático de discussão da política, gestão e participação popular, onde se pode avaliar e apresentar orientações para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social, tanto no âmbito municipal, quanto nos Estadual e Federal.
No eixo 01 foi discutido sobre a proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.
No eixo 02 foi discutido sobre a gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS.
No eixo 03 tratou sobre o acesso às seguranças socioassistênciais e a articulação entre serviços, benefícios e transparência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.
Já o eixo 04 tratou da legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais. 

Secretária Maria das Graças e presidente do CMAS Conceição Cedraz 
No final, foram eleitos os delegados para participar da XI Conferência Estadual de Assistência Social, ficando assim formada:

REPRESENTANTE SOCIEDADE CIVIL

Titular: Edcarlos Almeida. Suplente: Conceição Cedraz
REPRESENTANTE PODER PÚBLICO
Titular: Maria Delvaci Cordeiro Cedraz. Suplente: Virlane Lima da Silva Mendonça
Detalhe: Crianças participantes do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - um dos serviços do CRAS), do grupo do Bairro Cortiço, se apresentaram durante o evento com dança coreográfica sobre a música "Salve, salve esta cidade".


Fonte: Redação do site Ichu Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário