terça-feira, 24 de outubro de 2017

Ichu e Tanquinho em capacitação integrada para os visitadores do Programa Primeira Infância no SUAS - Criança Feliz

A capacitação consistiu em um momento formativo, no qual foi tratado sobre os princípios e metodologia do Programa Primeiro Infância no SUAS-Criança Feliz, tendo em vista que o objetivo do programa supracitado segundo o Decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016 é de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

Nesse sentido, a capacitação teve enquanto objetivos: Formar os visitadores que irão atuar no Programa Primeira Infância no SUAS - Criança Feliz; discutir sobre o papel do SUAS - Sistema Único de Assistência Social no Programa Primeira Infância e abordar a importância da valorização da primeira infância para o desenvolvimento da criança.

Assim, o primeiro dia de capacitação houve dinâmica de apresentação, roda de conversa, discussões, leituras em grupo e exposição de vídeos. Desse modo, os conteúdos abordados foram: uma introdução sobre os princípios da Política Pública da Assistência Social; o papel do SUAS no Programa Primeira Infância no SUAS-Criança Feliz, Cuidados para o desenvolvimento da criança, recomendações em relação aos cuidados para o desenvolvimento da criança. 
Visita Domiciliar - Ichu/Tanquinho
Por conseguinte, no segundo dia houve atividade prática do Role Play. Tratou-se sobre as fichas de verificação do visitador, o papel do supervisor e do visitador, exposição e discussão do vídeo "O começo da vida", além de atividades de sensibilização e dinâmicas de integração de grupo.

No terceiro e último dia, falou-se sobre o planejamento e a realização da visita domiciliar à crianças e gestantes, mudanças físicas e emocionais durante a gestação. Além disso, nesse mesmo dia houve uma oficina de construção de brinquedos, sendo que a tarde aconteceu uma visita domiciliar com o intuito de treinar os visitadores. Ao retornar dessa atividade prática, houve uma roda de conversa intitulada “Desafios e possibilidades na visita domiciliar”, no qual os visitadores relataram a experiência vivenciada na prática. 

Encerraram-se as atividades da formação com o vídeo motivacional "Nunca desista", além dos agradecimentos que se estenderam para todos que colaboraram com a realização da capacitação.


Por: Daíse Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário