terça-feira, 10 de outubro de 2017

Criança Feliz completa um ano com visitas domiciliares em todas as regiões do país

Águas Lindas (GO) – A rotina de Erenilza Moura dos Santos, 37 anos, moradora de Águas Lindas de Goiás (GO), começou a mudar há duas semanas. Mãe de nove filhos, a dona de casa tem agora o acompanhamento do Criança Feliz – iniciativa do governo federal voltada ao desenvolvimento infantil. Na manhã desta quinta-feira (5), no aniversário de um ano do programa, Erenilza recebeu a vista do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, e da primeira-dama, Marcela Temer. Assim como ela, mais de 40 mil pessoas contam hoje com o acompanhamento domiciliar do Criança Feliz. O programa está presente em 636 cidades de todas as regiões do país.

A filha mais nova de Erenilza, de apenas 15 dias, integra o público-alvo do Criança Feliz, mas os ensinamentos repassados pela visitadora se estendem à relação com os outros filhos. A dona de casa passou a entender, por exemplo, a importância dos estímulos e do diálogo para o desenvolvimento infantil. Como resultado, a comunicação melhorou. “Aprendi a me comunicar melhor com meus filhos e a ter mais paciência. As visitadoras trabalham esses temas quando vêm aqui em casa. A cada dia, aprendo mais”, conta.

Para o ministro, os resultados observados por Erenilza mostram o potencial transformador do programa. “O Criança Feliz trabalha com a população mais pobre, que depende do Bolsa Família para colocar comida na mesa, mas só transferir renda não é suficiente. Precisamos dar às crianças condições de se desenvolverem, de chegarem à escola mais preparadas. Assim, elas terão acesso a melhores oportunidades no futuro. Este trabalho precisa começar cedo, como na casa da Erenilza. Quando isso ocorre, toda a família é beneficiada”, afirmou.

Terra explicou ainda que os primeiros meses do Criança Feliz foram dedicados à formação dos visitadores. Segundo ele, agora o programa entra em uma nova fase, com mais municípios realizando o atendimento domiciliar a cada dia. “Nós vamos terminar o ano com mais de mil municípios executando as visitas domiciliares e, no ano que vem, vamos ter a maioria dos municípios brasileiros desenvolvendo essa política”, completou. Até agora, 2.615 cidades aderiram ao programa.

A primeira-dama, Marcela Temer, viu de perto os impactos positivos do acompanhamento. Embaixadora do Criança Feliz, ela destacou o papel dos visitadores para o sucesso da iniciativa. “Há um ano, o Criança Feliz foi lançado e poder ver de perto o programa se concretizando é gratificante e emocionante. Quero registrar também a importância dos visitadores do Criança Feliz. Eles são a força do programa, junto com as famílias beneficiadas”, disse.

O programa – Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Criança Feliz busca promover o desenvolvimento infantil por meio de visitas domiciliares. Nos encontros, os profissionais orientam os pais sobre os estímulos adequados para o desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo da criança. São atendidos os beneficiários do Bolsa Família, da gestação aos 3 anos, e as crianças de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

Durante a capacitação, os visitadores aprenderam a trabalhar com técnicas de interação baseadas em uma metodologia desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é dar a melhor resposta às necessidades das famílias, respeitando sua a autonomia, cultura e direitos.

O secretário de Promoção do Desenvolvimento Humano do MDS, Halim Girade, ressalta a qualidade do treinamento e a forma como os visitadores se envolveram na iniciativa. “Percebo nas coordenações estaduais um compromisso muito expressivo. As pessoas foram qualificadas, receberam capacitação de alto nível e estão envolvidas de tal forma que elas enxergam no Criança Feliz uma chance de mudar a vida de crianças, famílias e comunidades”, destacou. 

Ouça abaixo relatos de visitadores do Criança Feliz


Fonte: mds.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário