sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

CRAS de Ichu abre inscrições para o Grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV/Idosos. Conheça como funciona.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um serviço que materializa as ações da proteção social básica da Política de Assistência Social. Trata-se de um serviço organizado em grupos, como forma de ampliar a convivência das diferentes culturas e das vivências entre os usuários, promovendo com isso o desenvolvimento do sentimento de pertença e de identidade.

Os grupos são formados respeitando as necessidades dos participantes, e levando em consideração as especificidades de cada faixa etária. Dessa maneira, hoje abordaremos o SCFV voltado exclusivamente para grupos de pessoas idosas.

Qual o perfil dos Idosos atendidos pelo SCFV?

Podem participar do SCFV  todos os que dele necessitarem, com destaque paraos usuários descritos na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais. Os idosos atendidos são aqueles com idade igual ou superior a 60 anos, e que se encontram em situação de vulnerabilidade social, em especial:

  • Idosos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Idosos de famílias beneficiárias de Programas de Transferência de Renda;
  • Idosos com vivências de isolamento por ausência de acesso a serviços e oportunidades de convívio  familiar e comunitário e cujas necessidades, interesses e disponibilidade indiquem a inclusão no serviço.

Quais são os objetivos específicos do SCFV para idosos?

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para grupos de pessoas idosas têm por objetivos específicos:
  • Contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo;
  • Assegurar espaço de encontro para os idosos e encontros intergeracionais de modo a promover a sua convivência familiar e comunitária;
  • Detectar necessidades e motivações e desenvolver potencialidades e capacidades para novos projetos de vida;
  • Propiciar vivências que valorizam as experiências e que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo social dos idosos.

Conclusão

O SCFV se configura como um desafio de extrema relevância, que contribui para o combate das vulnerabilidades e riscos sociais. O SCFV para pessoas idosas valoriza suas experiências, constituindo-se assim como uma forma de interação e proteção social, bem como de potencializar suas escolhas e decisões.

Fonte: Gesuas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário