O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Ichu/BA, com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - SEDESO, realizou durante todo o dia da última sexta-feira, 25/11, a II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O evento teve por objetivo promover ampla mobilização social nas esferas municipal, estadual/Distrito Federal e nacional para refletir e avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e suas famílias e para a construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia.
Estiveram presentes diversas lideranças que atuam com o tema voltado para crianças e adolescentes no município, bem como autoridades locais.
O tema central da Conferência foi "A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade".
A Assistente Social e Conselheira Tutelar de Conceição do Coité, Luana Santos, foi a responsável pelo desenvolvimento do tema do evento, bem como na explanação dos 05 eixos temáticos, sendo eles:
I. EIXO TEMÁTICO 1: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia.
II. EIXO TEMÁTICO 2: Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid 19.
III.EIXO TEMÁTICO 3: Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia.
IV. EIXO TEMÁTICO 4: Participação da Sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico.
V. EIXO TEMÁTICO 5: Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e pós-pandemia de Covid -9.
O presidente do CMDCA, Edcarlos Almeida, enfatizou a importância daquele momento, destacando que a Conferência é um espaço que oportuniza a comunidade a trazer as suas demandas e necessidades em torno de uma temática.
Já o Secretário de Desenvolvimento Social, Lennon Borges, destacou a participação dos mais variados segmentos da sociedade, enaltecendo o papel de cada um/a na construção de políticas públicas sólidas voltadas à criança e ao adolescente.
Durante o evento, os presentes puderam acompanhar uma apresentação da Orquestra Santo Antônio de Conceição do Coité - os quais deram um show de musicalidade e Cultura.
Após a apresentação de cada eixo temático, foram escolhidos os delegados que participarão da etapa territorial.
Por: Equipe de Comunicação - SEDESO
OUTRAS IMAGENS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário